A importância da cinta modeladora pós-cirúrgica

cirurgia-intima-dra-janine-rodrigues
Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia íntima feminina
18 de April de 2018
drenagem-linfatica-dra-janine-rodrigues
Por que fazer drenagem linfática no pós-operatório?
22 de May de 2018

A importância da cinta modeladora pós-cirúrgica

Cinta Modeladora_pos plastica_dra Janine Rodrigues_bx

A cinta modeladora é um artigo indispensável após alguns tipos de cirurgias plásticas como lipoaspiração e abdominoplastia. Após a cirurgia fica um espaço sob a pele ocupado por líquido, solução de infiltração da cirurgia e sangue. A cinta modeladora tem a função de diminuir esse espaço fazendo uma compressão externa que contém o edema, previne seromas e ajuda numa cicatrização mais uniforme, com aderência homogênea da pele.

O uso da cinta ajuda a paciente a manter a postura ereta e contribui moldando o corpo. Algumas pacientes usam a cinta muito apertada com a intenção de obter melhor resultado do contorno corporal, mas isso é um grave erro que pode prejudicar o resultado da cirurgia e trazer riscos à saúde.

A cinta muito apertada prejudica a circulação e poderá causar lesões cutâneas que variam desde manchas até a necrose de pele, que podem resultar em marcas definitivas. Além disso, a paciente ainda corre o risco de complicações como atelectasia e embolia pulmonar.

É importante frisar que a cinta deve ser justa, mas nunca apertada. Os ajustes devem ser feitos a medida em que ocorre a redução do inchaço. Em média, após 20 dias já é necessário fazer o primeiro ajuste.

Atenção: evite dobras na cinta. Isso também pode causar marcas permanentes. Se isso ocorrer, avise o médico para avaliar a necessidade do uso de placas de contenção.

Muitas pacientes perguntam sobre o tempo necessário para o uso da cinta modeladora pós-cirúrgica. Isso vai depender da evolução de cada um, mas normalmente recomendo o uso da cinta pelo período de 6 a 8 semanas.

Usar a cinta modeladora por tempo superior ao recomendado pelo médico não traz benefício algum. Pelo contrário, pode ocorrer demora na recuperação do sistema linfático e flacidez da musculatura como um todo, abdominal e lombar.  Por isso, siga sempre as orientações do seu cirurgião plástico.