Dicas para uma boa cicatrização após a cirurgia plástica

drenagem-linfatica-dra-janine-rodrigues
Por que fazer drenagem linfática no pós-operatório?
22 de May de 2018
10 mitos e verdades sobre a Lipoaspiração
10 mitos e verdades sobre a lipoaspiração
25 de June de 2018

Dicas para uma boa cicatrização após a cirurgia plástica

cuidados-com-a-cicatriz-apos-a-cirurgia-plastica

A cicatrização da pele é sempre uma preocupação a mais de quem vai fazer cirurgia plástica. Afinal, a formação de uma cicatriz não agradável pode comprometer o resultado da cirurgia. Além dos cuidados do pós-operatório, outros fatores também podem influenciar na cicatrização como fatores genéticos, raciais, idade, técnica cirúrgica, localização no corpo e o sentido da cicatriz em relação as linhas naturais da pele.

Existem três tipos de cicatrizes: cicatrizes patológicas (queloides e hispertróficas), cicatrizes inestéticas (alargadas, deprimidas, claras, escuras, mistas) e cicatrizes estéticas.

A cicatriz patológica pode causar dor e/ou coceira, já a cicatriz inestética praticamente não apresenta sintomas físicos, mas de certo modo interfere no convívio social da pessoa.

Uma das melhores maneiras de acelerar a cicatrização é ter uma alimentação saudável e equilibrada. Através dos alimentos o organismo vai absorver os nutrientes necessários para a regeneração da pele. Por isso, é importante consumir os seguintes alimentos no pós-operatório:

• Carnes magras, cereais, leite e derivados: contém zinco e proteínas
  • Frutas cítricas: contém vitamina C que diminui a inflamação por estimular a produção de colágeno.
  • Espinafre, brócolis e frutas vermelhas: são antioxidantes e reduzem o processo inflamatório.
  • Salmão, atum, chia e linhaça: contém ômega-3

Também é extremante importante lembrar de tomar muita água. Uma pele bem hidratada é fundamental nesse período.

A cicatriz ficará menos notável entre 3 e 18 meses. Como a pele fica mais propensa a hiperpigmentar as cicatrizes, a exposição ao sol só é liberada após 3 meses. Dependendo da coloração das cicatrizes, é recomendável o uso de filtro solar.