Por que fazer drenagem linfática no pós-operatório?

Cinta Modeladora_pos plastica_dra Janine Rodrigues_bx
A importância da cinta modeladora pós-cirúrgica
11 de May de 2018
cuidados-com-a-cicatriz-apos-a-cirurgia-plastica
Dicas para uma boa cicatrização após a cirurgia plástica
13 de June de 2018
Mostrar todos

Por que fazer drenagem linfática no pós-operatório?

drenagem-linfatica-dra-janine-rodrigues

Se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica, provavelmente já deve ter ouvido falar que precisará fazer drenagem linfática no pós-operatório. Essa técnica de massagem estimula o sistema linfático a trabalhar mais rápido eliminando toxinas e líquidos do organismo. Mas afinal de contas, por que fazer drenagem linfática no pós-operatório é tão importante? Por que ela vai colaborar para a diminuição do inchaço, comum após um procedimento cirúrgico, acelerando o processo de cicatrização e recuperação da área operada.

As sessões de drenagem linfática também melhoram os sintomas de desconforto, aliviam dores, melhoram a circulação sanguínea e reduzem o processo inflamatório. Outro benefício importante da massagem é a prevenção de seromas, que é o excesso de líquido que fica retido próximo da cicatriz cirúrgica, e fibroses, que deixam a pele com aparência irregular devido ao excesso de tecido conjuntivo fibroso que prende a pele ao músculo.

A drenagem linfática é uma grande aliada da cirurgia plástica, mas realizar o tratamento sem a orientação adequada do cirurgião pode ter riscos. Será na primeira consulta de pós-operatório que o médico vai avaliar e indicar o momento ideal para iniciar as sessões de drenagem. É o médico também que vai acompanhar a evolução do paciente e definir quantas sessões serão necessárias.

O pós-operatório requer diversos cuidados para que a cirurgia plástica saia como o planejado. Por isso, é fundamental que esse tratamento complementar seja realizado por um profissional capacitado. A drenagem linfática deve ser feita com muito cuidado na área operada e nas proximidades dos pontos, caso contrário, poderá prejudicar o resultado da cirurgia.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais rápida eliminando líquidos e toxinas. O sistema linfático é uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo. É por onde passa a linfa, um líquido de aspecto viscoso e amarelado que circula pelo corpo e limpa o sangue de impurezas.

Durante as sessões de drenagem linfática o fisioterapeuta ou massoterapeuta faz pressões suaves em áreas como virilha, axila, pescoço, parte posterior do joelho e braços para facilitar a passagem da linfa.

Comments are closed.

Compartilhe com um amigo(a)










Enviar