MD Codes-Dra Janine Rodrigues
MD Codes: rejuvenescimento facial sem cirurgia plástica
22 de March de 2018
abdominoplastia-dra-janine-rodrigues
Abdominoplastia é para sempre?
10 de April de 2018

Prótese de silicone é para sempre?

mamoplastia_troca de protese

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias que talvez proporcione maior satisfação às mulheres. Percebo que os resultados alcançados costumam transformar a vida das minhas pacientes. Mas antes de realizar a cirurgia é importante saber que a prótese de silicone não é para sempre. Elas não vêm com data de validade, mas os fabricantes orientam que a troca seja feita, em média, entre 10 e 20 anos, quando geralmente começam a surgir complicações.

Quanto mais antigo for o implante, mais provável o aparecimento de complicações. Para avaliar a necessidade da troca, usamos o exame de ultrassom para identificar a qualidade da prótese naquele momento. Se necessário pode-se fazer a Ressonância Magnética para complementar o diagnóstico. O risco da prótese de silicone romper espontaneamente é mínimo. Isso pode ocorrer após trauma de alto impacto, mas quanto mais tempo o implante ficar no organismo, mais frágil ficará facilitando sua ruptura.

Caso isso aconteça, fique calma! A troca não precisa ser feita imediatamente. Como as próteses contém gel coesivo de alta densidade que não extravasa, é possível programar a cirurgia para a substituição.

Outro motivo para a troca das próteses é a contratura capsular, que deixa as mamas endurecidas, doloridas e até assimétricas. Isso pode ocorrer em qualquer momento no pós-cirúrgico, mas é mais comum em mulheres com próteses com tempo superior a 20 anos.

Por isso, redonda, cônica ou em gota, não importa o modelo das próteses, todas precisam ser trocadas, em média, entre 10 e 20 anos de uso.

Existe prótese modelo padrão?

Não existe prótese modelo padrão. A escolha do formato e do tamanho é definida em consulta alinhando sempre as expectativas da paciente com seu biótipo para harmonia do resultado.

Para definir a prótese levamos sempre em consideração a altura da paciente, o tamanho do tórax, o formato da mama e as características da própria mama como o predomínio de glândula ou gordura e grau de flacidez.

O implante pode ser colocado subglandular, submuscular ou subfascial, com cicatriz bastante discreta, peri areolar, no sulco inframamário ou axila

É sempre importante destacar que as próteses de silicone não influenciam na realização de exames. O gel de silicone dos implantes não é fator de risco para o aparecimento do câncer de mama e também não interfere no rastreamento da doença.